Como imprimir livros em casa | Lombada canoa

Imagem por Congerdesign


Olá, escritores! 

Vocês já pensaram em produzir o seu próprio material em casa para vender de forma bem caseira? Ou quem sabe uma prévia do seu livro para degustação de possíveis leitores?

Então vem comigo, que hoje eu vou ensinar para vocês como imprimir um livro pequeno em casa! (Lembrando que vai ficar um livrinho com lombada canoa).

No computador.

O primeiro passo é ter o livro ou as primeiras páginas dele terminados e bem diagramados, usando as regras da ABNT:

- Folha A4;
- Orientação retrato;
- Margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
- Fonte e tamanho de letra da sua preferência.
- Estilização da sua preferência.

Depois de ter feito isso, na parte de impressão, você deve colocar a configuração de imprimir “2 páginas por folha”.

Para isso é só você ir em aquivo>imprimir>uma página por folha> trocar por 2 páginas por folha.
Depois disso, você deve fazer um tipo de logística, já que você não poderá imprimir as folhas em ordem, porque ao colocar uma folha sobre a outra, as páginas ficarão desconfiguradas, sem falar que você deverá imprimir nos dois lados de forma manual (a menos que você tenha uma impressora que imprima dos dois lados automaticamente).



A primeira folha deve ir ao lado da última folha e assim por diante, além de você ter que mudar um pouco a ordem. Para isso, na mesma parte de imprimir, você deve colocar os números das páginas na ordem que quer imprimir na parte que disse “Páginas”.


Abaixo deixo um exemplo de um livro de 60 páginas:

Primeiro set de números para imprimir (primeiro rosto da folha): 60, 1, 58, 3, 56, 5, 54, 7, 52, 9, 50, 11, 48, 13, 46, 15, 44, 17, 42, 19, 40, 21, 38, 23, 36, 25, 34, 27, 32, 29.

Segundo set de números para imprimir (segundo set da folha*): 2, 59, 4, 57, 6, 55, 8, 53, 10, 51, 12, 49, 14, 47, 16, 45, 18, 43, 20, 41, 22, 39, 24, 37, 26, 35, 28, 33, 30, 31.

* Lembre-se de que para imprimir o segundo set de folhas, você deve colocar as folhas que já foram impressas na ordem correta, para que estas tenham o outro lado com a página que corresponde. Uma boa dica é fazer um modelo em miniatura com papéis pequenos, colocar os número e encaixar um no outro, assim não tem como errar.

Na impressora.

É muito importante conferir e testar qual posição você deve colocar a folha para que a impressão no verso seja a correta, ou seja, ver de qual lado a impressora “puxa” a folha para a impressão. Assim você sabe exatamente em qual posição deve colocar todas as folhas para que a impressão frente e verso funcione.

Além disso, é importante ter em conta a qualidade da impressão e também se você vai querer imprimir colorido ou em preto e branco.

Uma vez impresso.


É só colocar as folhas em ordem e grampear (colocar como mínimo 2 grampos).
 
Foto de Dobra Paper

Para a capa.


Você pode fazer uma capa inteira (capa e contracapa) em um editor de imagens ou no próprio word (capa em uma folha e contracapa em outra) e imprimir em um papel mais duro como papel cartão ou até mesmo enviar para uma gráfica para imprimir em um papel laminado com ou sem brilho. 

Lembrando que a ordem da capa deve ser ao contrário também, na esquerda a contracapa e na direita a capa.

Agora é só espalhar para o mundo um pedaço da sua obra!

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)