Com a palavra, o autor: 5 playlists sobre escrita e literatura

Projeto Escrita Criativa | Com a palavra, o autor: 5 playlists sobre escrita e literatura
Imagem de Andrian Valeanu por Pixabay

Olá, escritor! 
Você já parou para pensar como é a sua formação enquanto autor? O que você tem lido, do que tem se alimentado criativamente? Tão importante quanto arrumar tempo para escrever mais é poder arrumar tempo para estudar escrita e processos criativos.

Nós, da moderação do Projeto Escrita Criativa, sempre dizemos o quanto é importante ler, por isso, deixamos nos extras topo do blog, a nossa Biblioteca Criativa. Além dela, o post de hoje traz outra forma de estudo: a voz de outros escritores.

É sabido que os humanos têm a capacidade de aprender com a experiência alheia (e que isso, inclusive, é o que torna a literatura tão mágica: o poder de gerar o sentimento de empatia!). Por isso, nada como ouvir um escritor de sucesso falando e aprender com ele. Ainda mais quando esse escritor é brasileiro.

Super Libris

Vai fazer aquela faxina em casa? Que tal deixar um vídeo do YouTube rolando? O Canal SescTV disponibilizou a 1ª temporada inteira do programa Super Libris. Ao todo são 50 episódios (de cerca de meia hora, cada), em que autores nacionais abrem as portas de suas casas e de seus processos criativos. Dentre eles, há nomes como Luis Fernando Veríssimo, Ana  Miranda, Thalita Rebouças, Férrez, Ferreira Gullar, Antônio Prata, Daniel Munduruku, Marina Colasanti, Carola Saavedra, Ruth Rocha, Ivan Ângelo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Martha Medeiros, André Vianco entre outros.

Quer assistir? Aperte o play. 😉



Bandolê

O canal Bandolê tem como objetivo difundir livros e entrevistas com autoras brasileiras. De lá, destacamos aqui a playlist de entrevistas com as escritoras, em que temos nomes expressivos como os de Jarid Arraes, Stephanie Borges, Alice Ruiz, Gabriela Aguerre, Luisa Geisler, Sheyla Smanioto dentre outros.

Para ver, dê o play. 😉


Palavras Cruzadas

O canal da Companhia das Letras é um show a parte. Lá o leitor pode ouvir não apenas dos escritores como é feita a produção dos livros, mas também dos capistas e editores. Recentemente, a editora criou uma série/playlist chamda Palavras Cruzadas, em que entrevistam os autores da casa. Nomes como o da Ana Maria Machado e do Milton Hatoum figuram entre os entrevistados.😉



Drauzio Entrevista

No canal do médico e escritor Drauzio Varella há uma série de entrevistas. Na playlist abaixo, vocês podem conferir o bate papo que ele bateu com escritores de ficção e de não-ficção, a exemplo do Gregório Duvivier, da Lilia Schwarcz, do Maurício de Sousa, do Caco Barcellos, do Marcelo Rubens Paiva e do Antônio Prata (na playlist há entrevistas com personalidades que não são do universo da escrita, mas que também vale a pena serem vistas).😉


Compartilhando experiências

Você sabia que nós, do Projeto Escrita Criativa, temos um canal no YouTube? Pois é! Lá nós também compartilhamos as nossas experiências e conhecimentos. Na playlist abaixo, temos um pouco sobre o processo de se autopublicar e otras cositas más.



Como você pode ver, há aprendizado para quem escreve em todas as áreas (fição, não-fição, infantil, prosa longa, prosa curta, poesia, experimental, jornalismo literário etc.). Só neste post trouxemos mais de 100 vídeos. Sendo assim, o que importa aqui é não ficar parado!

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)