Recebi a minha leitura crítica... E agora?!




Olá, escritores!
Ao longo dos anos trabalhando com leitura crítica, tenho notado que muitos dos autores não sabem muito bem o que fazer com o material recebido de retorno do leitor crítico. Então, fizemos esse post para ajudá-los a compreender como você pode aproveitar melhor desse feedback.

Não sabe o que é leitura crítica? Aperte o play!


É claro que o trabalho de leitura crítica vai depender um pouco do que você combinou com o seu leitor e do método que ele emprega para realizar esse trabalho. As dicas abaixo são baseadas no que eu faço quando eu recebo as leituras dos meus próprios textos e do que eu oriento aos autores quando eu realizo esse tipo de trabalho. Vamos lá?

1. Entenda que os apontamento da leitura crítica são para o texto, não para você

Quando recebemos a nossa leitura e ela vem apontando muitos problemas, pode acontecer de nos sentirmos os piores escritores do mundo. Por mais que seja frustrante receber críticas negativas, é fundamental separar autor e obra nesse momento e internalizar que a crítica foi feita ao texto, não ao escritor. Todos os escritores já criaram textos bons e não tão bons assim, por isso, receber uma leitura com muitos apontamentos não é o fim do mundo, pelo o contrário, é uma chance que temos de amadurecer a nossa própria escrita. É preciso lembrar que, se leitor crítico levantou os problemas do texto foi justamente para que eles sejam corridos, e o livro ganhe qualidade.

2. Mantenha a calma — você não precisa ter pressa

Depois de ler todas as observações feitas pelo leitor crítico, podemos seguir por dois caminhos: ou ter muitas ideias e já querer sair mudando tudo loucamente; ou se sentir em choque e não saber muito bem por onde começar. Nos dois casos, a nossa dica de ouro é: mantenha a calma. É importante refletir sobre o que foi apontado e avaliar quais são as mudanças que fazem sentido para aquilo que nós queremos de fato. Avaliar bem o que e como alterar o texto ajuda a reduzir o tempo de trabalho e a garantir a qualidade da obra. Esse tempo de reflexão faz parte do processo de edição.

Recebi a minha leitura crítica... E agora?!
Recebi a minha leitura crítica... E agora?!

3. Faça alterações no seu texto

Depois de ter compreendido o que o seu leitor sugeriu e de pensar sobre como as alterações devem ser feitas, vem o momento de fazer as mudanças em si. Aqui, vale experimentar vários caminhos de fazer e testar as múltiplas ideias que surgiram.

4. Descanse e deixe o seu texto descansar também

Receber um feedback, pensar em alterações e reescrever dá trabalho e é muito cansativo. Depois de mudar o texto, tire um tempo para se inspirar e recarregar as energias. Aproveite e deixe o texto descansar.

5. Faça (re)ajustes

Releia o texto ajustado anteriormente. Se possível, faça uma leitura em voz alta. Ler em voz alta ajuda a perceber não só questões de continuidade, mas também de ritmo. Se for necessário, faça reajustes no texto.

6. Envie para uma nova leitura / preparação e revisão

Texto pronto, chegou o momento de fazer algo com ele. Se a quantidade de mudanças foi significativa, sugerimos que você reenvie o texto para uma nova leitura crítica (pode ser o mesmo leitor ou outro). Se as mudanças não foram tantas, o texto pode ir direto para o processo de preparação, para — por fim — a revisão textual.

7. Aprenda com os apontamentos recebidos

É fundamental pensar quais pontos que foram trazidos na leitura desse projeto que podem ajudar na escrita dos próximos textos. O que você pode levar para o próximo livro? Quais são pontos que você pode prestar a atenção no futuro, quando voltar a escrever?

Síntese do post: 7 dicas do que você pode fazer quando receber a sua leitura crítica
Para baixar o infográfico:
No computador: clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Salvar imagem como".
Escolha o local e clique em "Salvar",

No celular: pressione sobre a imagem e escolha a opção "Fazer download da imagem".

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)