Biblioteca Criativa: Fangirl

Foto: Fernanda Rodrigues

Anteriormente ainda que de maneira descontraída indiquei duas leituras (O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos e A Menina do Vale), que poderia dizer que se tratam de assuntos mais técnicos. Então hoje gostaria de compartilhar em  nossa Biblioteca Criativa um livro mais para entretenimento, mas que que abordam um assunto bem interessante para que está começando a se aventurar pelo universo da escrita que é a fanfiction, ou simplesmente fanfic.  

Para que não sabe a facfic, nada mais é quem uma narrativa ficcional criada por fãs com base em uma história já conhecida, podemos ela ser inspirada em um livro, filme, HQ, série de TV, jogo e etc.  Entre as fanfics que acabaram virando livros de sucesso pode citar Cinquenta Tons de Cinza  (fanfic de Crepúsculo), Os Instrumentos Mortais (fanfic de Harry Potter) e Sábado à Noite (fanfic da boyband britânica McFLY).  Depois dessa breve introdução, vamos conhecer um pouco do livro Fangirl. 

Escrito por: Rainbow Roweel 
Ilustrado por: Noelle Stevenson 
Editora: Novo Século
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Cath e Wren são gêmeas e tiverem suas vidas transformadas no 11 de setembro de 2001, o dia que a mãe resolveu ir embora as deixando para trás. Wren sempre foi a mais descolada, a mais bonita, a que os caras sempre olham primeiro. Já Cath é introvertida, nerd, e sem muito talento para relacionamentos, a não ser aqueles que acontecem dentro dos livros ou da sua imaginação.  A única coisa que as irmã têm em comum fora o DNA é o amor incondicional por Simon Snow e fanfiction.

Quando elas entram para a faculdade, toda essa dinâmica entre as irmãs acabada mudando. Wren decide que já está na hora de elas crescerem e diminuir a dependência  uma da outra, e isso incluí deixar as coisas de Simon Snow. As escolhas de Wren não deixam Cath nada feliz, e esta se sente em um universo totalmente diferente do que ela estava acostumada, o  que a faz se sentir totalmente deslocada na nova realidade. Cath acaba tendo que dividir o quarto com Reagan, uma garota aparentemente de poucos amigos e um tanto intimidante, e de brinde ganha Levi o namorado dela, que vira mexe está por lá. Porém mesmo sem querer  Cath acaba fazendo novas amizades e descobre que as coisas podem não ser assim tão ruins ainda que seu círculo social se limite a conversas com o pai, Reagan, Levi, Nick (seu parceiro de escrita) e Wren. 

Eu me pergunto... - disse ela - se houvesse máquinas do tempo será que alguém usaria pra ir pro futuro?

Antes de cada capítulo temos um trecho de um livro de Simon Snow (a versão da Rainbow de Harry Potter), que é a história que as irmãs se inspiram para criar suas fanfics. Foi por este motivo que achei que seria interessante falar sobre este livro aqui no blog. 

Fangirl é narrado em terceira pessoa e ao longo das páginas vamos acompanhando a evolução de Cath com a faculdade, o pai, as escolhas da irmã, novas amizades, a descoberta do amor, Simon Snow e Baz e o futuro da sua fanfic. Rainbow criou o livro Carry On que nos possibilita conhecer um pouco mais do universo de Simon Snow e entender melhor como funciona a relação de Cath e Wren com a história. 

Esta é uma leitura leve e cativante, que além de ser uma ótima forma de entretenimento pode ser uma boa opção para te inspirar e dar aquele empurrãozinho para criar suas próprias histórias e conhecer um pouco sobre esse universo das Fanfics. 

0 Comments

Seja bem-vindo ao Projeto Escrita Criativa!
Deixe o seu comentário e interaja conosco. ;)